terça-feira, 4 de julho de 2017

, ,

8 dicas simples para você manter a motivação na academia




Procurar manter a motivação na academia é um fator importante. Quantas vezes pensamos em desistir e deixamos de treinar ao longo do tempo? O efeito psicológico que nos afeta durante dos nossos treinos são frequentes, não tem como negar. A maneira que iremos agir em relação a eles faz a diferença no final.

Acredite, você não é o único(a) que desanima. É difícil o exercício físico virar uma rotina como ir trabalhar todos os dias da semana, por exemplo. Demanda um certo tempo e muita determinação. Confira algumas dicas que com certeza irão ajudar você a superar aquela vontade de desistir.

Planejar um objetivo com o treino

Planejar um objetivo com o treino é essencial para sua motivação. Por isso, tenha um prazo para sua meta: Quando você quer atingir seu objetivo? Academia é como um trabalho de escola, faculdade ou profissional, se não tem um prazo final estipulado, você vai enrolar e nunca “terminar”.

Para isso, você precisa ter objetivos possíveis, ou seja, que conseguirá atingir com seu esforço e dedicação. Você conhece seu corpo e sabe como ele reage a dietas e treinos. Não trace como meta algo impossível como perder 10 quilos em 1 mês ou crescer 20 quilos de massa magra em 3 meses. Isso so vai levar a frustração. Seja coerente.

Não se preocupe com os outros

Não importa o seu tipo de treino, hipertrofia, condicionamento ou emagrecer, sempre iremos nos comparar olhando para a pessoa que achamos obter mais resultados na academia.

Mas não sabemos como é a rotina dessa pessoa, o que come, se descansa ou dorme bem, dificuldades enfrentadas, há quanto tempo treina e até se usa algum esteróide anabolizante ou substância proibida. A comparação vai se tornar “vazia” e sem sentido, concorda?

Não copie o treino de ninguém



Essa dica também é relacionada ao item anterior. Não adianta querer fazer o que os outros fazem pois não sabemos o tipo físico, metabolismo, rotina e principalmente a alimentação da pessoa. Foque no seu treino, você precisa avaliar o que funciona ou não de acordo com seu tipo físico e metabolismo. Seu corpo é seu melhor ativo e resposta para suas dúvidas. Compare resultados com seu próprio histórico. Tanto rotinas de treino como alimentação.

Mantenha uma planilha de treino

Uma planilha de treino pode ajudar muito você a ter uma motivação extra para o próximo treino. Anote os pesos e repetições realizadas, ou o tempo de um exercício aeróbico e tente superar no próximo treino. Além de ser um fator essencial para ocorrer mudança física, você vai ter um desafio, superar sua antiga performance.

Repetir ou até piorar a performance anterior vai fazer seu corpo se acostumar ao esforço físico e se manter da maneira que está. Seu corpo vai sempre lutar contra a mudança, infelizmente. Portanto, registre todo o seu esforço!

Procure saber o por quê dos exercícios

Diariamente, muitas pessoas acabam indo para o seu treino e executam o que está escrito na ficha feita pelo instrutor sem nem saber direito o nome dos aparelhos. Até mesmo quando é feita a troca dessa ficha as pessoas não se interessam em saber qual é a intenção do instrutor, onde aquele treino vai te levar. Ficam ao lado apenas escutando, sem interesse real pelo treino.

Por mais simples que possa parecer, isso é muito importante e ajuda a nos manter focados no nosso objetivo. Pergunte ao seu instrutor ou professor tudo sobre seu treino e pergunte sobre alimentação ao seu nutricionista. Saber por exemplo o por quê do número de repetições, exercícios escolhidos, tempo de treino e alimento deixará você com uma ideia correta das mudanças que irão ocorrer com seu físico. Se informe!

Arrume um parceiro de treino

O melhor dos cenários seria você arrumar uma pessoa que tenha o mesmo objetivo e tipo físico que você, podendo treinar junto. Mas só de você conseguir ir na academia com uma pessoa que seja assídua já vai ajudar demais, além de vencer a timidez. Só não tente convencer aquela pessoa que não tem motivação nenhuma para treinar a ir com você. O efeito será contrário e você também vai acabar desistindo.

Escute música no treino

Treina sozinho? Estudos comprovam que atletas que ouvem músicas antes das competições entram mais motivados e “ligados”, melhorando sua performance em até 20%. Se você treina sozinho, leve seu mp3 para a academia. Musicas mais rápidas se o treino é intenso são preferíveis.

Esteja preparado para mudar




Todas essas dicas só terão sentido se você quer realmente modificar seu corpo, seja por estética ou por uma saúde melhor. Caso contrário, fazer sempre o mesmo irá levar você ao mesmo resultado insatisfatório de sempre. Sua mente precisa estar preparada para a mudança, um compromisso com você mesmo(a). Não tomar ação para ir atrás dos resultados não vai transformar o seu físico.

Por trás do sucesso é necessário muita persistência e sempre uma clara visão do que você quer ser ou atingir. Procure saber onde quer chegar de uma forma planejada. Você vai perceber que cada ação que realizar, cada dia a mais de treino, mais perto do seu objetivo estará.
Share:

0 comentários:

Postar um comentário